Image Map

09 maio 2011

5

Indo Embora

Gente, mais uma para o projeto bloinquês, essa é para a 68ª Edição Visual. Basicamente eu tinha que fazer um texto baseado nessa imagem.
Bem, é isso, aproveitem!

-Onde o papai está indo mãe?
-Não sei filho
-E quando ele volta?
-Não volta.

***

Até hoje me lembro claramente da visão do meu pai com seu terninho e a mala de seu violão caindo na estrada. Minha mãe chorava e eu não entendia, afinal ele só estava saindo para trabalhar.
Não é?
Mas ele nunca voltou. E aquela imagem ficou impressa na mente de um jovem com seus sete anos. Até hoje, quando devaneio em palavras ou desenhos, descrevo a cena que nunca me sairá da cabeça. Naquela estrada de terra. aquele terninho chique e a mala do violão.
Pensei tanto nisso que criei um plano: Aos dezoito anos iria pegar um terno igual e uma maleta igual, e seguir pelo mesmo caminho. ia seguir a música como ele seguira e resgatá-lo de seja lá qual era o mundo mágico que o aprisionara.
Mas os anos foram passando, e a realidade, pouco a pouco foi-me sendo esclarecida. Ele não estava procurando a música. Muito menos estava perdido, a não ser que sua prisão tivesse CEP, de onde ele mandava a pensão que bancava meus estudos.
Desisti de procura-lo e deixei que me achasse. Casei, saí daquela casinha no meio do mato que nem asfalto tinha e fui para um arranha-céu, bem longe do chão onde meus pensamentos obscuros rastejavam esperando que eu saísse para trabalhar. Quantas vezes faltei porque a paz era demasiada perfeita no apartamento? Talvez o mesmo número de vezes que eu tinha que sair da claustrofóbica salinha arrumada e encontrar o mundo como ele realmente é: Cheio de pais fugidos ou filhos abandonados, cada um com seu terninho e sua maleta de violão.
Enfim, o motivo pelo qual escrevo isso é minha carta de suicídio. Minha mulher me deixou, e quando saía pela porta vi o mesmo terninho, a mesma maleta e a mesma estrada de terra. Morar lá foi impossível. Hoje estou com o meu terninho, minha mala, e vou guardar cuidadosamente este papel rabiscado aqui, pois minha história é minha bagagem. Vou sumir entre as brumas como meu pai fez, caminhando até o próximo desfiladeiro.
Então, resumindo, adeus.

Lara Vic.

5 comentários:

  1. Mas que coisa linda!
    Ah, adorei!
    Eu demoro um pouco pra aparecer aqui, mas quando apareço, só vejo encantos! Devo admitir que você vai ser concorrência pesada - porque eu vou criar um texto pra competir na Visual, rs. Mas te desejo toda a sorte do mundo, você escreve muito bem, Lara! Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. lindo texto.
    Existem certas cenas de nossas vidas que ficam eternamente gravadas em nossa memória. Não importa aonde vamos lá estão para nos assombrar;
    Belissimo, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. O texto é simples e muito bonito. Leva à reflexão não somente sobre o abandono em si, mas também sobre a inocência da criança que muitas vezes não percebe a tristeza escondida por trás de determinada situação.
    Gostei!

    ResponderExcluir
  4. nossa que historias..
    é triste .. mais gostei do jeito que vc escreveu .. por mais que ja dava p saber pq ele saiu e nao voltou.. fiquei imprecionada com o final q como s ele so entendesse quando aconteceu co ele o mesmo .. ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi Lara
    Vi seu comentário acessando meu email; confesso q ando meio "enrolada" e devendo passagens e visitas aos amigos(as)...estou pesquisando um pouco, lendo blogs - às vezes tiro um tempo prá zapear a net à procura de poesias, imagens...sempre encontro preciosidades rsrs

    Tocante esse texto - gostei bastante.

    Bjs, ficarei um pouco mais aq lendo os outros textos e poesias ^^

    ResponderExcluir